sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

De onde veio a feijoada?

Hoje a feijoada é um prato bem característico da culinária brasileira, a mistura do feijão preto com calabresa, bacon e outras partes do porco deu super certo, pelo menos para nós, e combina perfeitamente com cerveja e futebol, tem como ser melhor?  Mas sua origem no Brasil ainda é uma incógnita na história e cada pessoa afirma uma coisa.


Há quem diga que o prato se originou por meio dos costumes dos escravos africanos. Segundo alguns historiadores as partes menos “nobres” da carne de porco eram descartadas pelos senhores de escravos, então o jeito era aproveitar o descarte para incrementar o feijão, adicionando então as orelhas, os pés e o rabo do porco na comida.

Outra possibilidade é que a feijoada seja uma adaptação do cozido português, já que a mesma mistura (feijão e carne de porco) aparece em outras partes do mundo com algumas variações, como na França existe o cassoulet.

Já segundo um estudo recente feito pelo pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF), Almir Chaiban El-Kareh, afirma que ela foi criada para servir como comida para as elites do século 19, especialmente nas famílias cariocas mais ricas. “Minha teoria é que a feijoada, como a conhecemos, surgiu nas famílias ricas, porque os miúdos eram valorizados pelas elites. Os ricos comiam refeições com feijão incrementado com diversas carnes e miúdos. Os pobres comiam feijão ralo, com pequenos pedaços de carne-seca ou toicinho”, diz Almir.




São tantas as teorias que fica difícil saber ao certo como esse prato veio para o país. O que a gente sabe mesmo é que feijoada, torresmo, uma latinha de cerveja e uma rodela de laranja faz o dia de qualquer um melhor. 

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Aprenda como preparar saladas fáceis e divinas

O ano novo começou e muita gente já está focada nas mudanças alimentares. Comer mais salada, deixar de lado a fritura, o refrigerante, e assim perder uns quilos na balança. Por isso separamos algumas receitas de saladas fáceis de preparar que são uma delícia. Vamos lá!

A primeira opção é prática, rápida e chique, vale até convidar alguns amigos para experimentar a delícia. A salada de espetinho caprese com pesto de rúcula tem 282 calorias por porção e demora 15 minutos para ficar pronta. Rápido, não?

Você vai precisar de alguns palitos, 1 xícara de chá de azeite de oliva, 2 dentes de alho picados, 2 xícaras de chá de rúcula sem as hastes, 3 colheres de sopa de parmesão ralado, 5 castanhas-do-pará picadas, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, 16 tomates-cereja limpos, 16 mussarelas de leite de búfala e 8 folhas de manjericão.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto os tomates, mussarelas e folhas de manjericão. Depois prepare os espetinhos, intercalando o tomates cereja, a folha de manjericão e a mussarela e sirva com o pesto já pronto.

Outra opção é a salada de folhas com molho de mexerica. O contraste dos ingredientes garante um sabor único para esta salada, que também é super simples de ser preparada.

Serão necessários 4 xícaras de chá de folhas verdes de sua preferência, pode ser alface, agrião, rúcula e escarola, 3/4 de xícara de chá de água, 2 colheres de sopa de maionese, o suco de 1 mexerica, a casca de 1 mexerica, 1/2 xícara de chá de queijo fresco em cubos, 1 xícara de chá de tomate-cereja cortado ao meio e sal a gosto.

Primeiro limpe bem as folhas e as deixe secando, reservadas. Depois ponha a casca da mexerica em uma panela e junte a água, leve essa mistura ao fogo baixo e cozinhe até reduzir a água pela metade. Coe e junte ao suco da mexerica. Deixe esfriar um pouco, misture com a maionese e corrija o sal, para que fique bem temperado.

Em uma saladeira, ou qualquer outro tipo de recipiente, arrume as folhas e espalhe as metades de tomate e os cubinhos de queijo, vale adiciona palmito e suco de limão também. Regue com o molho de mexerica e sirva em seguida. Tudo isso em menos de 30 minutos, não é fácil?

A internet está cheia de receitas saudáveis para aprender em dois passos. Tem muito conteúdo legal para quem quer mudar de vez os hábitos errados!

No Aruanã temos uma variedade especial de saladas, para todos os gostos. O tempero  e os quilinhos a menos fica por sua conta! Venha experimentar nossa mesa de folhas e salada, é uma delícia.