terça-feira, 30 de julho de 2013

Culinária na TV: 3 programas que valem a pena acompanhar

Pra quem gosta de cozinhar, uma receitinha nova nunca é demais. Antigamente, era comum nos programas pelo menos uma receita de sobremesa no final da edição e quem é que não lembra da mãe assistindo o programa da Ofélia na TV?



Enfim, era a isso que se resumia a programação gastronômica na telinha, mas hoje muita coisa mudou! Existem canais cujas programações são quase que inteiramente voltados ao tema. Tudo bem que em quase toda a sua totalidade, fazem parte da grade de canais pagos, mas muitos podem ser assistidos online.

Separamos os programas que mais curtimos acompanhar e cujas receitas sempre podem nos inspirar.

1. Tempero de Família
A mulherada adora, principalmente porque é estrelado pelo global Rodrigo Hilbert. Mas, mais que isso, acompanhar o dia a dia gastronômico da família Hilbert, que o faz viajar ao seu passado no interior de Santa Catarina e revisar receitas de infância, é uma delícia! Destaque para o episódio em que se prepara uma polenta servida na madeira e cortada no fio. A primeira temporada foi vista por mais de 5 milhões de pessoas. A segunda temporada foi confirmada para outubro. No GNT.


2. Nigelíssima
Nigella Lawson é figurinha conhecida de quem adora gastronomia. Com seu jeito de saborear cada etapa da realização dos pratos, não tem quem não fique com água na boca com suas receitas. Nigelissima, um dos tantos programas que já estrelou, mostra as lembranças da chef britânica que quando jovem morou e trabalhou em Florença. Lá ela conta ter aprendido a captar a essência da cozinha italiana e que, segundo ela, tem muitas similaridades com a brasileira. Em seis episódios inéditos, ela traz o espírito da Itália para seu novo programa. Também na GNT.


3. Programa da Palmirinha
Ai, gente, já começa pelo fato de que a Palmirinha é uma das criaturinhas mais fofas do mundo! Quem é que não queria ter a oportunidade de sentar na cozinha dela e esperar um prato bem gostoso? A apresentadora mais carismática do Brasil e seu bonequinho Guinho trazem convidados especiais, além das tradicionais receitas inéditas, preparadas com todo o carinho para os telespectadores. Enquanto conversa com os convidados, a vovó mais querida do Brasil ensina pratos fáceis e deliciosos de se fazer. No Bem Simples. 



Anotaram? Bom, agora é só não ficar apenas parado na frente da TV. Corre pra cozinha!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Como harmonizar caldos e vinhos?

Por mais que o frio não tenha chegado de vez em Campo Grande, todas as noites os termômetros caem um pouco e um ventinho gelado pede licença em nossas janelas. Pensar em um caldinho para aquecer o corpo e o coração é quase automático e mais gostoso ainda se acompanhado de uma boa taça de vinho.

Mas você sabe qual é o melhor vinho para cada tipo de caldo? Bom, primeiro é preciso ter em mente que o vinho mais indicado para um caldo depende dos ingredientes utilizados no preparo deste prato. Por exemplo, se o caldo for feito com frango ou legumes, prefira um vinho branco encorpado, mas se ele for preparado com carne, opte por vinhos tintos jovens e leves.

A intensidade de sabores é um aspecto importante. Em caldos com sabor e tempero bem marcantes, o ideal é escolher vinhos que acompanhem a mesma intensidade de sabor, podendo citar aqueles com maciez e corpo excessivos, que criam um certo combate entre texturas. Já em caldos mais cremosos e com sabor leve e delicado, a solução de textura do vinho é facilitada, mas, geralmente, seu sabor acaba por dominar a harmonização.

Para quem quiser se aprofundar mais no assunto,  existem alguns livros que podem guiá-lo mais profundamente nesse universo tão saboroso dos vinhos. Confira alguns aqui.

Aos campo-grandenses fica a dica para essas noites de temperatura mais fresca: o Aruanã Restaurante e Buffet continua com seu Festival de Caldos, Sopas e Cremes todas as noites de quarta, quinta e sexta, e oferece uma carta de vinhos de muito bom gosto. Dê uma passadinha e confira!