segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Meninas namoradeiras

Você já deve ter visto no balcão do Aruanã uma boneca, negra com olhos bem grandes e com uma expressão de quem parece estar à espera de alguém. Ela é conhecida como Namoradeira e tem uma história bem interessante.

Durante o período colonial as moças das cidades ficavam esperando nas janelas de casa por um namorado. Naquela época uma moça solteira era vista com maus olhos pela sociedade, por isso firmar um compromisso era muito importante. Como a criação era bem rígida, também não podiam ficar expostas nas ruas, então, quando um rapaz estava interessado em alguma delas tinha que ir até o pai da moça e pedi-la em namoro.  A janela era o ponto de encontro entre os apaixonados. Eles só podiam se olhar até que os pais aceitassem o namoro.





Como uma forma de representar esse comportamento que as bonecas namoradeiras começaram a ser fabricadas. Foram os artesãos mineiros que criaram a boneca namoradeira clássica, com um dos seus braços  apoiado em uma superfície plana e o outro levando a mão ao rosto, em sinal de espera. 

Hoje as namoradeiras estão por toda a parte e são tema até de algumas músicas, 
como “Esperando na Janela”, de Gilberto Gil.



As namoradeiras também fazem parte da decoração do Aruanã Restaurante e Buffet e são uma atração à parte. Não há quem não as admire e muitos até tiram uma foto com elas! Venha tirar uma foto também, poste no Instagram e cite a gente: @aruanarestaurante


Nenhum comentário:

Postar um comentário