terça-feira, 24 de junho de 2014

Mês de festa junina, sô!

Junho está quase no fim. É tempo de festas juninas, com muito quentão, pamonha, curau -- só comidas e bebidinhas deliciosas. Por isso vamos te ensinar a preparar alguns pratos típicos dessa festa tão caipira e querida pelos brasileiros.


Depois transfira o fubá para a cuscuzeira e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Sirva quente com ovo, queijo coalho ou até manteiga. Se você  não tiver cuscuzeira coloque água pra ferver numa panela e em cima coloque uma panela pra cozinhar a vapor com o fubá dentro.


Nessa época é difícil encontrar pratos salgados nas festas juninas. Vamos ensinar a preparar o cuscuz, que combina muito com o clima caipira da celebração. Você vai precisar de fubá, água e sal. 


Primeiro coloque em um recipiente três xícaras de fubá com um pouco de água e uma colher de chá de sal, deixe essa mistura descansando por 5 minutinhos. Em seguida coloque água na cuscuzeira até atingir a marca (toda cuscuzeira tem uma marca até onde você deve colocar água).



O famoso quentão é fácil de ser preparado, o segredo está mesmo nas especiarias usadas. Você vai precisar de um litro de pinga, cravos, raiz de gengibre já ralada, um pau de canela, cardamomo em pó e açúcar.

O modo de preparo é bem simples, basta colocar todos os ingredientes no fogo e esperar levantar fervura. Depois abaixe o fogo e deixe cozinhando por mais ou menos 20 minutinhos, desligue o fogo e deixe curtir até o dia seguinte. Prontinho!




Outro queridinho dessa época é o curau, sobremesa deliciosa preparada com milho. Seu modo de preparo é um pouco mais complicado que o do quentão, mas não tem segredo! Você vai precisar de seis espigas de milho, leite, manteiga, leite condensado e canela em pó.

Primeiro raspe o milho das espigas com uma faca, em seguida, bata no liquidificador com três xícaras de chá leite, por cerca de 3 minutos. Coe essa mistura e coloque em uma panela. 



Junte com uma colher de sopa de manteiga, leve ao fogo e mexa sem parar até obter um creme. Jogue uma lata de leite condensado e continua mexendo a mistura, depois retire do fogo, espere esfriar e coloque em uma tigela. Para dar um toque especial polvilhe canela em pó em cima do prato pronto!



x

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Tempero ideal!

Para cada prato, um tempero se adequa ao estilo. Noz moscada combina com molho branco, orégano vai bem com massas, mas e a pimenta? Ela ressalta o sabor dos ingredientes e nem sempre é ardida. Dentre os diversos tipos existentes desse tempero tipicamente brasileiro, listamos cinco que fazem toda a diferença na hora de cozinhar. 

A pimenta rosa é fruto da aroeira, árvore da Mata Atlântica. Com sabor adocicado e com cheiro marcante, ela se destoa dos outros tipos por não ter gosto ardido – pode comer sem medo da ardência na boca. Essa falsa pimenta é macia e bastante usada para decorar pratos. Sua suavidade casa até com saladas mais elaboradas.
Pimenta Rosa


Pimenta-do-reino verde é usada seca ou em conserva e vai bem quando é usada para temperar carnes. Já a pimenta-do-reino branca foi criada para temperar pratos claros, como os risotos, segundo Nelo Linguanotto, da loja Bombay Herbs & Spices.

A pimenta-da-jamaica é nativa da América Central, costuma ser bastante aromática e pouco ardida. Seu sabor, segundo os especialistas, lembra uma mistura de especiarias. Pode ser usada em marinados e combina com alimentos mais fortes, como carne de porco. É um mantimento um pouco complicado de ser encontrado aqui em Campo Grande, o Mercadão Municipal é um dos poucos lugares que vende essa especiaria.
Grão da pimenta jamaica


Considerada a rainha das especiarias, a versão preta da pimenta do reino é a mais utilizada no mundo. Colhida verde, é torrada até escurecer. Harmoniza bem com sabores fortes, como carnes vermelhas e pode mascarar ingredientes suaves. 

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Petiscos para servir durante os jogos da Copa


Vai receber os amigos para verem os jogos da Copa reunidos? Nada melhor que uma cervejinha gelada e uns petisquinhos para poderem comentar os jogos sem perder uma jogada!

Para não ganhar uns quilinhos, invista em receitas assadas. Uma opção saudável é comprar alguns legumes, como batata doce, cenoura, inhame, cortar em fatias fininhas, para fazer chips assados. Basta levá-los ao forno pré assado, deixar dourar por mais ou menos cinco minutinhos, adicionar um fio de azeite, sal, e pronto!
Chips de batata doce!


Servir um mix de oleaginosas também é ótima pedida. Castanha-do-pará, amêndoas, castanha-de-caju, amendoim sem sal, macadâmia e nozes ficam uma delícia com damasco, tâmara e uvas passa. Sem contar na mesa de frios, que pode ser uma boa pedida.

Agora se você está em forma, com saúde e quer comer uns petisquinhos mais gordurosos aí vão algumas receitas. O espeto de linguiça é simples e rápido de fazer, você só precisa enrolar uma batata chips em volta de uma linguiça frita, delicioso e prático!
Espeto de linguiça e cervejinha, quer mais o que?


Outra opção são as trouxinhas de mortadela recheada. O modo de fazer é assim: bata a ricota, o creme de leite, o requeijão cremoso, o sal e os temperos de sua preferência até que forme bolinhas na massa, depois as embrulhe com fatias de mortadela em forma de trouxinha. Amarre com a cebolinha e voilà
Trouxinhas de mortadela, além de deliciosas são uma gracinha.


Enrolar uma fatia de bacon nas batatas fritas também fica uma delícia. Para ficar bem crocante e saborosa, adicione cheddar derretido ao prato. Huuuuuum....

Gostaram de nossas sugestões? Não deixem de visitar o Aruanã para um refeição completa. Se o Brasil ganhar passa aqui para comemorar!

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Festival de delícias

E o frio voltou, para a alegria de todos. A gente do Aruanã gosta desse tempinho porque dá para tomar muita sopa e caldinhos deliciosos no nosso Festival de Caldos, Sopas e Cremes.
Caldo de peixe, de mandioca, de abóbora, qual seu preferido?

As noites de festival costumam contar com companhia dos amigos de nosso restaurante e, claro, com caldos, sopas, cremes, acompanhamentos e vinhos deliciosos. Um ambiente perfeito para uma boa conversa, um bom lugar para um tempinho com a pessoa amada e a situação perfeita para esquentar as noites de frio e clima mais fresco.

O problema é que parece que essas baixas temperaturas estão com os dias contados, por isso se você ainda quiser experimentar essa experiência, corre que dá tempo.. essa semana tem festival! E você está mais do que convidado.