domingo, 28 de setembro de 2014

Maravilha da culinária: bacon!

Não há como negar, bacon é uma das maravilhas da culinária. Por isso, decidimos fazer um post todo especial, em homenagem a ele.

Até algum tempo atrás, o que chamamos de bacon, era chamado de toicinho defumado, dando-se o nome de bacon apenas ao toicinho defumado fatiado. Hoje, em pedaços grandes, ou fatiado, é chamado bacon, uma influência americana.


Sabia que o bacon é o toicinho (camada de gordura do porco) com uma camada fina de carne, entremeada, defumado? De acordo com a parte do porco com que foi produzido, possui mais ou menos carne e seu preço também varia.

Há várias maneiras de se conservar o toicinho. A panceta, por exemplo, é o toicinho da barriga do porco curado no sal e enrolado, tendo os mesmos usos do bacon. É mais difícil de ser encontrada. O lombo de porco preparado em salmoura e ligeiramente defumado pode ser frito como o bacon ou fatiado cru, servindo como recheio de sanduíches. O toicinho defumado, em pedaços ou fatias, deve ser conservado, embrulhado em plástico, na geladeira. Conserva-se por quatro meses no freezer. Na geladeira, conserva-se por duas ou três semanas.

Na hora de comprar seu bacon, escolha um com cheiro suave, sem manchas acinzentadas ou esverdeadas de mofo na superfície. Como, nos supermercados, vêm em pedaços embalados à vácuo e não poderá sentir o cheiro, verifique bem a data de validade e a aparência. A gordura deve ser branca e a carne vermelho acastanhada, enquanto o couro deve ser marrom dourado.



Vale lembrar também que todas as conservas feitas com toicinho são extremamente gordurosas (cerca de 65% de gordura) e contêm muito colesterol. Nem um pouco light, devem ser abolidos em dietas para emagrecer e por pessoas com pressão alta ou com problemas renais, pois contém muito sal. Mesmo assim, nós amamos, e você?

sábado, 20 de setembro de 2014

Novidade geladíssima!

Novidade quentíssima (na realidade, geladíssima) aqui no Aruanã. Agora, além de desfrutar dos nossos pratos, petiscos, sushis e foundes, você também poderá tomar uma cerveja diferenciada, toda especial.

São três marcas diferentes: a Baden Baden, nacional, a Eisenbahn, também nacional e a Kiri Ichiban, japonesa.


Cada uma delas tem um diferencial. A Kirin Ichiban, por exemplo, se posiciona no segmento Premium. Trata-se de uma Premium American Lager feita apenas com malte de cevada, sem adjuntos e seguindo a Lei da Pureza Alemã, o que aumenta as opções de cervejas puro malte no mercado – e só por isso já é bem bacana.

Já a Baden Baden nasceu da ideia de quatro amigos, José Vasconcelos, Aldo Bergamasco, Alberto Ferreira e Marcelo Moss, apreciadores de cerveja que queriam criar uma microcervejaria. Usando como referência a Spitfire, uma cerveja britânica, os quatro amigos passaram anos testando diversas combinações e produtos, até que conseguiram produzir a sua primeira cerveja. A cervejaria foi inaugurada em 1999, no interior de São Paulo.
O nome Baden Baden surgiu devido ao restaurante Baden Baden, fundado em 1985, também em Campos de Jordão, por José Vasconcelos, um dos quatro fundadores da cervejaria. Em 2000, nasceu a primeira cerveja da marca. Pouco tempo após o lançamento desta cerveja, a Baden Baden acabou lançando no mercado outros tipos, tais como Bock, Cristal e Stout.
E a Eisenbahn, mais conhecida, produz cervejas e chopes seguindo (também!) a lei alemã de pureza, e com uma grande variedade de sabores e tipos de fermentação. O nome, que significa "ferrovia" em alemão, é uma analogia a uma antiga estação ferroviária, localizada próxima ao edifício utilizado agora pela fábrica e pelo bar da mesma.


Gostaram das novidades? Venham experimentar!  

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Clima de buteco

Depois de um dia corrido no trabalho ou mesmo de uma semana que tirou praticamente todas as suas energias e sua paciência, a melhor coisa que tem é sentar em uma mesa de boteco com os amigos para botar o papo em dia com uma cervejinha e um petisco bem saboroso do lado.
Existem petiscos que combinam muito com cerveja, um bom exemplo que é sucesso (na certa!) em qualquer lugar do Brasil é a calabresa acebolada. Só de pensar no petisco já dá água na boca! 

Para os vegetarianos, uma boa opção é o provolone à milanesa, que aliás, é considerado um dos melhores pelos botequeiros. Ideal também pra quem está se esforçando no regime e não quer enfiar o pé na jaca.
Já os veganos (que não comem nenhum tipo de derivado animal) podem apostar nas tradicionais porções de azeitonas, picles e tofu.
Ah, não podemos esquecer do bolinho de bacalhau. Essa porção é um pouco mais cara do que as outras e por isso não encontramos em qualquer boteco de esquina, mas o tradicional é um dos petiscos mais queridos nos bares e botequins. Com uma pimentinha  fica perfeito!

E para você, que assim como a gente, gosta de um petisquinho bem feito, anunciamos uma novidade: começamos a servir a Seqüência de Petiscos de Buteco, às quartas, quintas e sextas-feiras.

A noite é composta de seis a sete variedades no valor de R$ 29,90. Também será servido um caldo individualmente junto com a seqüência de petiscos. Venha experimentar!

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Forma certa!



Se sempre que vai fazer um bolo, uma torta ou até mesmo cupcakes você fica em dúvida sobre qual forma certa para usar, esse texto vai te ajudar bastante.

Cada forma é ideal para um tipo de prato. A assadeira, por exemplo, é ideal para preparar bolos, brownies e massa de rocambole, pratos que para assar precisam de uma área maior em contato com o calor. 
Assadeiras de diversos tamanhos
Já a forma para bolo inglês por ser funda é própria para patês, terrines, pães, rocamboles e, claro, bolo inglês. As forma de abrir, que costumam ter o fundo desmontável, são próprias para empadões e tortas, pois desenforma fácil e evita que a massa quebre.
Forma para bolo inglês
Já a forma canelada, com ou sem buraco, é boa para gelatina e pudim. A forma de anel tem um formato que permite que o calor atinja o centro do bolo, assando-o uniformemente, por isso o fundo redondo é bom para pudins e manjares. Já a forma de buraco no meio é similar a de anel, mas o fundo reto é ideal para bolos.
Forma de anel
Fora canelada
Para assar cupcakes e muffin use a forma para muffin que tem o tamanho certo para assar esses bolinhos. Ela pode ser usada também par
a musses individuais e gelatinas.

Na hora de comprar a forma certa é essencial pesquisar bastante, pois os preços variam muito de uma marca para outra. No fim, não tem segredo! É só anotar nossas dicas e se aventurar no mundo da cozinha.