sábado, 27 de dezembro de 2014

Ceia e crenças

A cor da roupa que será usada na virada do ano tem vários significados. Branco é o tradicional aqui no Brasil e garante muita paz no ano seguinte a quem usar. Vermelho traz paixão e amor, e por aí as superstições seguem. 

A comida que será servida na ceia também não foge da regra. Cada prato tem seu significado e é preciso muito cuidado na escolha para não trazer má sorte em 2015 viu? 

Uma colher de sopa de lentilhas é o suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura à mesa, mas cuidado, ela deve ser o primeiro alimento consumido na ceia. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes, sendo seguida até os dias atuais.


Outra crença é que as romãs trazem dinheiro. O ritual é o seguinte: coma sete partes da fruta, guardando as sementes na carteira. Com isso, sempre terá dinheiro dentro dela.

Para os portugueses, comer a quantidade de uvas correspondentes ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo ano novo. Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras são recomendadas também para garantir fartura, foram trazidas pelos árabes.

A carne de porco deve ser o prato principal da ceia, servida à meia-noite. Como o porco fuça para frente, garante armários cheios o ano todo e evolução em todos os campos da vida, no trabalho, no amor e etc. Evite o peru, que cisca para trás, já que ninguém quer retroceder no ano seguinte, não é?



terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Que tal congelar o que sobrou?

A vovó tem em casa uma geladeira e um freezer para congelar os pratos e carnes. Esse truque, geralmente passado de geração em geração, pode ser uma boa solução para evitar o desperdício, garantir sempre uma alternativa à mão e até mesmo economizar. 

Nomear cada pote também é uma opção legal, com certeza vai te ajudar!

O bom é que na hora de congelar você não precisa deixar o alimento esfriando. A geladeira pode sofrer um pouco com a temperatura do prato quente, mas o congelamento é mais eficaz, já que a carga de microorganismos é menor e o risco de contaminação também.

A primeira dica é dividir os alimentos em porções de acordo com o tamanho da sua família ou com o modo de preparo.  O ideal é deixar já na proporção correta para evitar desperdícios. Para facilitar a rotina, cozinhe uma vez por semana e separe em porções diárias. O feijão, por exemplo, pode ser colocado em potes com quantidade suficiente para todos os membros da família ou em tamanho individual.



Com as carnes o processo também é simples. Separe os bifes em saquinhos individuais e não use temperos (nem sal e nem pimenta). Depois, a carne pode sair do freezer direto para a frigideira. 

As aves devem ser congeladas separadamente e já temperadas, isso ajuda a melhorar o sabor quando pronta! Filés de peixes devem ir ao freezer já limpos e depois de porcionados, congele individualmente e sem temperos.

Uma dica bem legal é congelar os pães franceses sempre frescos e na hora de esquentar é só embrulhá-los em papel alumínio e levar direto ao forno. Quinze minutinhos depois eles estarão crocantes como se tivessem acabado de sair da padaria.

Hummmm, dá até para sentir o cheirinho!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Ceia de Natal com Aruanã

Que tal relaxar nesse natal? A ceia desse dia tão especial fica por nossa conta! Basta ligar pra gente e pedir o que preferir, temos pratos quentes que servem de seis à doze pessoas, saladas e sobremesas!

Dá uma conferida no nosso cardápio:




Para mais informações basta preencher o formulário de contato aqui mesmo, no blog, ou você também pode ligar aqui pra gente no telefone (67) 3324-1672.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A história do risoto

Somos apaixonados por risoto, um prato tão simples e saboroso que dá gosto só de pensar! Somos tão encantados por esse prato que em todas as quartas oferecemos uma variedade deliciosa de risotos, como de camarão, carne seca e até mesmo de tomate seco.

Considerando-se que o arroz é um dos alimentos mais antigos da humanidade, originário da Índia e de presença marcante no quotidiano do povo asiático, ficamos impressionados por saber que foi a Itália que desenvolveu o método de preparar o verdadeiro risotto, uma elaboração cujo ponto de cozimento deve situar-se entre a sopa e o creme – e que, acima de tudo - permite uma infinidade de combinações tão ricas quanto saborosas.

Huuuuum, que delícia!

Risotto alla milanese surgiu em 1574, durante a construção da Catedral Duomo di Milano. Em uma fazenda poliglota ali perto havia uma comunidade belga: Valerio de Fianders, mestre na fabricação de vidros, que atraiu vários estudantes.

Risotto alla milanese


Um em particular se destacava dos outros devido a sua habilidade em misturar cores. Seu segredo era misturar um pouco de açafrão quando o vidro estivesse pronto. Seu mestre irritava-o dizendo que, se ele continuasse com isso iria acabar colocando açafrão no risoto. Depois de muitos anos o aluno resolve dar o troco. No casamento da filha de Valerio, subornou o cozinheiro para esse colocar no risoto um pouco de açafrão, surpreendendo todos os convidados com aquele arroz amarelo. Um teve a coragem de experimentar, depois outro e mais outro e todos adoraram surgindo assim o “risotto alla milanese”.