quarta-feira, 9 de abril de 2014

Vá de Bacalhau!

Na Páscoa muita gente deixa a carne vermelha de lado, por conta da tradição cristã, que ainda é predominante no Brasil. A Igreja católica recomenda que os fiéis se abstenham de carne durante a Quaresma, período de 40 dias entre a Quarta-Feira de Cinzas e o Domingo da Páscoa, pois a prática evocaria o sacrifício de Cristo pela humanidade. Segundo a Bíblia, Ele teve sua carne imolada para salvar os pecadores. Hoje as pessoas costumam evitá-la apenas na Sexta-Feira Santa.

Por conta disso, o consumo de peixes aumenta - e muito - nesse período. O bacalhau é o tipo de peixe mais consumido por um fator histórico. A maioria dos pesquisadores acredita que isto ocorreu por se tratar de um alimento que se conserva por mais tempo. Por isso, é possível transportá-lo para regiões mais distantes.



O peixe pode ser preparado de várias formas, com batatas, com natas, à portuguesa, à baiana. Mas o processo mais complicado é o de dessalgar sua carne. Confira nossas dicas abaixo:

1. Primeiro limpe o peixe com água corrente, para retirar a crosta de sal que envolve o peixe, depois corte-o em postas médias para poder limpá-lo novamente, só que agora com água fria.

2. Coloque o peixe em um bacia com água gelada na geladeira e troque o líquido de quatro em quatro horas, ou de seis em seis horas, para evitar água saturada de sal.  Mantenham esse processo por mais ou menos um dia. 

É importante lembrar que uma porção de bacalhau contém 13 gramas de proteína e 58 calorias (das quais, apenas 4 provêm de gorduras). O alimento também é fonte de vitamina C, D, B6 e B12. Por isso, invista no peixe, que além de saboroso é muito saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário