sábado, 26 de julho de 2014

Domingo é dia de feijoada!

Hoje a feijoada é um prato bem característico da culinária brasileira, a mistura do feijão preto com calabresa, bacon e outras partes do porco deu super certo, pelo menos para nós, e combina perfeitamente com cerveja e futebol, tem como ser melhor?  Mas sua origem no Brasil ainda é uma incógnita na história e cada pessoa afirma uma coisa.

Há quem diga que o prato se originou por meio dos costumes dos escravos africanos. Segundo alguns historiadores as partes menos “nobres” da carne de porco eram descartadas pelos senhores de escravos, então o jeito era aproveitar o descarte para incrementar o feijão, adicionando então as orelhas, os pés e o rabo do porco na comida.


Outra possibilidade é que a feijoada seja uma adaptação do cozido português, já que a mesma mistura (feijão e carne de porco) aparece em outras partes do mundo com algumas variações, como na França existe o cassoulet.

Já segundo um estudo recente feito pelo pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF), Almir Chaiban El-Kareh, afirma que ela foi criada para servir como comida para as elites do século 19, especialmente nas famílias cariocas mais ricas. “Minha teoria é que a feijoada, como a conhecemos, surgiu nas famílias ricas, porque os miúdos eram valorizados pelas elites. Os ricos comiam refeições com feijão incrementado com diversas carnes e miúdos. Os pobres comiam feijão ralo, com pequenos pedaços de carne-seca ou toicinho”, diz Almir.


São tantas as teorias que fica difícil saber ao certo como esse prato veio para o país. O que a gente sabe mesmo é que feijoada, torresmo, uma latinha de cerveja e uma rodela de laranja faz o dia de qualquer um melhor. Por isso, aproveite pra vir experimentar aqui no Aruanã a nossa feijoada de domingo, quentinha e muito saborosa!

terça-feira, 15 de julho de 2014

Sabor de infância

Alguns pratos nos permitem reviver momentos do passado, como os almoços de família aos domingos, os lanches na casa dos avôs e até os churrasquinhos de sábado. 

O bolinho de chuva é um desses pratos que, com certeza, lembram a família reunida, na casa da vó, ou dos pais, com aquele cafézinho preto quente e a mesa, quase sempre, farta. Por isso, vamos te ensinar a preparar um bolinho que vai ficar  bem parecido com aquele, melhor não arriscar dizer que ficará igual ao da vó, né?  


Dá até pra sentir o cheirinho né?
Você vai precisar de 1/2 colher (chá) de fermento em pó, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de maisena, 4 colheres (sopa) de açúcar, 1 ovo, 1/2 xícara (chá) de leite, açúcar e canela para polvilhar, óleo para fritar.

Primeiro você deve peneirar todos os ingredientes secos e colocá-los em uma tigela. Faça um buraco no meio e junte o ovo batido e o leite. Depois mexa com uma colher até formar uma massa bem homogênea.

Deixe o óleo aquecendo e, com uma colher, pingue a massa na frigideira quando o óleo já estiver bem quente. Vá fritando os bolinhos aos poucos até dourarem, depois passe no açúcar e canela. Você deve tomar cuidado com o tamanho dos bolinhos, quando ficam muito grandes acabam ficando crus por dentro.
Sirva com um cafézinho preto, leite morninho e pronto, é só apreciar o sabor dessa delícia!

terça-feira, 8 de julho de 2014

Para aquecer nesse inverno!

Com a chegada do inverno, é difícil resistir às receitas quentinhas na companhia dos amigos e da família.  Para aproveitar a época mais fria do ano, te ajudamos a preparar um saboroso fondue. As versões mais tradicionais são a de queijo, carne, frango e peixe, mas há também receitas com chocolate e frutas, para garantir a sobremesa.

Para preparar o prato em casa é indispensável ter o conjunto completo de réchaud. As peças são fáceis de encontrar. A panela é especial para o cozimento da fondue e fácil de ser utilizada, no entanto, é preciso ficar atento ao modelo escolhido, alguns servem apenas duas pessoas, outras possuem número maior de garfos.



Escolhida a réchaud ideal, vamos aos preparativos. Aqui te ensinamos a fazer um fondue de chocolate já que o ingrediente é apreciado pela maioria das pessoas e é uma ótima pedida para o inverno.

Você vai precisar de 170g de chocolate meio amargo, 110g de creme de leite fresco, 60g de leite, 30 ml de conhaque, e de 50g de açúcar.


Escolha as frutas que você vai querer “mergulhar” na mistura, morango, maçã, uva e banana ficam uma delícia com chocolate. Kiwi, tangerina, manga, marshmallow e lichia também podem ser uma boa pedida!

Para cozinhar o passo a passo é o seguinte: ferva o leite, o creme de leite e o açúcar, depois adicione o chocolate picado e deixe ferver.  Observe a mistura até ela ficar com uma espessura cremosa e brilhante. Desligue o fogo, adicione o conhaque e pronto, é só servir para os seus convidados! Bom apetite pessoal.

É ideal que as frutas sejam cortadas em pedaços.


Aqui no Aruanã estamos preparando uma sequência de fondues, que acontece todas as quartas, quintas e sextas-feiras, junto com o Festival Sabores de Inverno. Serão servidos fondues de queijo, carne e chocolate com frutas. Venha experimentar!