quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Músicas para cozinhar

Já notou que quando a gente começa a cozinhar dá vontade de ligar o som pra ouvir uma música inspiradora? Pois é.

Então, por entendermos um pouco sobre música e também sobre gastronomia,  resolvemos montar uma playlist que, além de te animar na hora de cozinhar, também vai te inspirar com letras que tratam justamente de comida. Abre o Youtube aí e curte o som:

Chocolate – Tim Maia



Tem como não ficar feliz ouvindo esse clássico do Tim Maia? A gente entende muito bem porque ele só quer chocolate, não é? Delícia de som e de doce!

Feijoada Completa – Chico Buarque



Chico, traz todos os amigos aqui pro Aruanã,afinal de contas, aqui tem feijoada pra todos os amigos e tem também cerveja geladíssima pro batalhão! Não dá trabalho pra mulher não.

Não é proibido – Marisa Monte



“Jujuba, bananada, pipoca. Cocada, queijadinha, sorvete. Chiclete, sundae de chocolate, uuuuh”. Diz aí se não dá vontade de voltar pros almoços na casa da avó ouvindo essa música da Marisa? Tá liberado comer doce sim!

Caviar – Zeca Pagodinho



Zeca, aqui no Aruanã não precisa ter bala na agulha pra comer caviar não, viu? Venham  provar nossos peixes incríveis!

Lollipop – MIKA




Pirulito também pode! E o Mika prova que pode criar uma música inteirinha sobre o doce! Curte aí.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Patê pra tudo!

É final de semana e você está pensando em chamar os amigos para irem até sua casa, o que servir? Uma opção simples e prática são os patês, que matam a fome e ainda ficam refinados quando acompanhados com vinho e sucos refrescantes.

Uma opção bem baratinha é o patê de sardinha. Para ele você vai precisar de uma lata de sardinha, requeijão, cenoura, cebola, sal e ervas a gosto.

O primeiro passo é ralar a cebola e a cenoura, depois misturar com os restantes dos ingredientes e servir com uma torradinha crocante!

Para os amantes de azeitona, ensinamos a fazer um patê de azeitona preta. Você vai precisar ter em casa, mais ou menos, 200 g de azeitona preta sem caroço, ricota fresca, creme de leite, dois filés de anchova escorridos, azeite e sal a gosto. 

O modo de preparo é simples. No processador, bata todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea. Transfira para uma tigela, cubra com filme plástico e leve à geladeira durante 30 minutos ou até servir.



E por último, o patê que vamos te ensinar a fazer é de queijo e brócolis. Esse é um pouquinho mais complicado, requer mais tempo para preparar, mas vale a pena!

Você vai precisar de duas xícaras de buquezinho de brócolis, três dentes de alho picados, oito colheres (sopa) de azeite, água, mais ou menos 400 g de queijo caseiro, sal e pimenta calabresa a gosto.

Em uma panela, deverá refogar os brócolis e o alho no azeite em fogo médio por um minuto. Depois, adicione a água, tampe e cozinhe por 15 minutos ou até ficarem macios. Transfira para o processador. Junte o queijo, o sal e a pimenta e pulse até obter uma pasta homogênea. Sirva com torradas de pão italiano.



Gostaram das dicas? Depois conta pra gente se deu certo! 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Salada pra refrescar e secar

A época de festas começa e a gente volta a se preocupar com a saúde. Comer mais salada, deixar de lado a fritura da ceia de natal, o refrigerante, os bons drinks e assim perder uns quilos na balança. Por isso separamos algumas receitas de saladas fáceis de preparar que são uma delícia. Vamos lá!

A primeira opção é prática, rápida e chique, vale até convidar alguns amigos para experimentar a delícia. A salada de espetinho caprese com pesto de rúcula tem 282 calorias por porção e demora 15 minutos para ficar pronta. Rápido, não?



Você vai precisar de alguns palitos, 1 xícara de chá de azeite de oliva, 2 dentes de alho picados, 2 xícaras de chá de rúcula sem as hastes, 3 colheres de sopa de parmesão ralado, 5 castanhas-do-pará picadas, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, 16 tomates-cereja limpos, 16 mussarelas de leite de búfala e 8 folhas de manjericão.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto os tomates, mussarelas e folhas de manjericão. Depois prepare os espetinhos, intercalando o tomates cereja, a folha de manjericão e a mussarela e sirva com o pesto já pronto.

Outra opção é a salada de folhas com molho de mexerica. O contraste dos ingredientes garante um sabor único para esta salada, que também é super simples de ser preparada.

Serão necessários 4 xícaras de chá de folhas verdes de sua preferência, pode ser alface, agrião, rúcula e escarola, 3/4 de xícara de chá de água, 2 colheres de sopa de maionese, o suco de 1 mexerica, a casca de 1 mexerica, 1/2 xícara de chá de queijo fresco em cubos, 1 xícara de chá de tomate-cereja cortado ao meio e sal a gosto.

Primeiro limpe bem as folhas e as deixe secando, reservadas. Depois ponha a casca da mexerica em uma panela e junte a água, leve essa mistura ao fogo baixo e cozinhe até reduzir a água pela metade. Coe e junte ao suco da mexerica. Deixe esfriar um pouco, misture com a maionese e corrija o sal, para que fique bem temperado.



Em uma saladeira, ou qualquer outro tipo de recipiente, arrume as folhas e espalhe as metades de tomate e os cubinhos de queijo, vale adiciona palmito e suco de limão também. Regue com o molho de mexerica e sirva em seguida. Tudo isso em menos de 30 minutos, não é fácil?

A internet está cheia de receitas saudáveis para aprender em dois passos. Tem muito conteúdo legal para quem quer mudar de vez os hábitos errados e até mesmo se manter motivado a continuar na prática de exercícios físicos!

Aqui no Aruanã temos uma variedade especial de saladas, para todos os gostos. O tempero fica por sua conta! Venha experimentar nossa mesa de folhas e salada, é uma delícia. 


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Salada para todos os gostos

Quer ter uma vida mais longa e saudável? O primeiro passo é começar pelo prato. Mais precisamente, com uma bela porção de salada. A combinação certa de verduras e legumes é essencial à nutrição e à saúde do nosso corpo.

Infelizmente, segundo um levantamento do Ministério da Saúde realizado em abril mostra que as hortaliças estão presentes no prato de apenas 30,4% dos brasileiros.

Ao montar um bom prato com legumes e hortaliças, você consome fibras, vitaminas e minerais por poucas calorias e, no final da refeição, sente que o organismo está saciado. Por isso, nada de evitar nossa mesa farta de legumes e verduras, viu?
 
Venha se deliciar!

Na hora de temperar, dê preferência ao azeite (no máximo duas colheres de sopa) e ao limão. Já que é uma fruta rica em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro.  Usar o limão como tempero pode ser uma boa pedida também para quem quer perder uns quilinhos extras. Uma pesquisa divulgada no Journal Pharm Biomed Analysis em 2010 apontou que o limão facilita o metabolismo das gorduras e diminui a síntese de colesterol e de triglicérides.


Na hora de montar o prato, a regra do "quanto mais colorido melhor" continua valendo. Dependendo de suas escolhas, ela valerá por uma refeição. E o melhor: repleta de vitaminas e elementos importantíssimos ao corpo, já que os ingredientes costumam ser crus e, quando aquecidos, invariavelmente perdem parte de suas propriedades nutricionais. 

Aqui no Aruanã você sempre vai encontrar uma variedade imensa de saladas, por isso não tem desculpa para não aproveitar!