sábado, 27 de dezembro de 2014

Ceia e crenças

A cor da roupa que será usada na virada do ano tem vários significados. Branco é o tradicional aqui no Brasil e garante muita paz no ano seguinte a quem usar. Vermelho traz paixão e amor, e por aí as superstições seguem. 

A comida que será servida na ceia também não foge da regra. Cada prato tem seu significado e é preciso muito cuidado na escolha para não trazer má sorte em 2015 viu? 

Uma colher de sopa de lentilhas é o suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura à mesa, mas cuidado, ela deve ser o primeiro alimento consumido na ceia. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes, sendo seguida até os dias atuais.


Outra crença é que as romãs trazem dinheiro. O ritual é o seguinte: coma sete partes da fruta, guardando as sementes na carteira. Com isso, sempre terá dinheiro dentro dela.

Para os portugueses, comer a quantidade de uvas correspondentes ao seu número de sorte garante prosperidade e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo ano novo. Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras são recomendadas também para garantir fartura, foram trazidas pelos árabes.

A carne de porco deve ser o prato principal da ceia, servida à meia-noite. Como o porco fuça para frente, garante armários cheios o ano todo e evolução em todos os campos da vida, no trabalho, no amor e etc. Evite o peru, que cisca para trás, já que ninguém quer retroceder no ano seguinte, não é?



terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Que tal congelar o que sobrou?

A vovó tem em casa uma geladeira e um freezer para congelar os pratos e carnes. Esse truque, geralmente passado de geração em geração, pode ser uma boa solução para evitar o desperdício, garantir sempre uma alternativa à mão e até mesmo economizar. 

Nomear cada pote também é uma opção legal, com certeza vai te ajudar!

O bom é que na hora de congelar você não precisa deixar o alimento esfriando. A geladeira pode sofrer um pouco com a temperatura do prato quente, mas o congelamento é mais eficaz, já que a carga de microorganismos é menor e o risco de contaminação também.

A primeira dica é dividir os alimentos em porções de acordo com o tamanho da sua família ou com o modo de preparo.  O ideal é deixar já na proporção correta para evitar desperdícios. Para facilitar a rotina, cozinhe uma vez por semana e separe em porções diárias. O feijão, por exemplo, pode ser colocado em potes com quantidade suficiente para todos os membros da família ou em tamanho individual.



Com as carnes o processo também é simples. Separe os bifes em saquinhos individuais e não use temperos (nem sal e nem pimenta). Depois, a carne pode sair do freezer direto para a frigideira. 

As aves devem ser congeladas separadamente e já temperadas, isso ajuda a melhorar o sabor quando pronta! Filés de peixes devem ir ao freezer já limpos e depois de porcionados, congele individualmente e sem temperos.

Uma dica bem legal é congelar os pães franceses sempre frescos e na hora de esquentar é só embrulhá-los em papel alumínio e levar direto ao forno. Quinze minutinhos depois eles estarão crocantes como se tivessem acabado de sair da padaria.

Hummmm, dá até para sentir o cheirinho!

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Ceia de Natal com Aruanã

Que tal relaxar nesse natal? A ceia desse dia tão especial fica por nossa conta! Basta ligar pra gente e pedir o que preferir, temos pratos quentes que servem de seis à doze pessoas, saladas e sobremesas!

Dá uma conferida no nosso cardápio:




Para mais informações basta preencher o formulário de contato aqui mesmo, no blog, ou você também pode ligar aqui pra gente no telefone (67) 3324-1672.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A história do risoto

Somos apaixonados por risoto, um prato tão simples e saboroso que dá gosto só de pensar! Somos tão encantados por esse prato que em todas as quartas oferecemos uma variedade deliciosa de risotos, como de camarão, carne seca e até mesmo de tomate seco.

Considerando-se que o arroz é um dos alimentos mais antigos da humanidade, originário da Índia e de presença marcante no quotidiano do povo asiático, ficamos impressionados por saber que foi a Itália que desenvolveu o método de preparar o verdadeiro risotto, uma elaboração cujo ponto de cozimento deve situar-se entre a sopa e o creme – e que, acima de tudo - permite uma infinidade de combinações tão ricas quanto saborosas.

Huuuuum, que delícia!

Risotto alla milanese surgiu em 1574, durante a construção da Catedral Duomo di Milano. Em uma fazenda poliglota ali perto havia uma comunidade belga: Valerio de Fianders, mestre na fabricação de vidros, que atraiu vários estudantes.

Risotto alla milanese


Um em particular se destacava dos outros devido a sua habilidade em misturar cores. Seu segredo era misturar um pouco de açafrão quando o vidro estivesse pronto. Seu mestre irritava-o dizendo que, se ele continuasse com isso iria acabar colocando açafrão no risoto. Depois de muitos anos o aluno resolve dar o troco. No casamento da filha de Valerio, subornou o cozinheiro para esse colocar no risoto um pouco de açafrão, surpreendendo todos os convidados com aquele arroz amarelo. Um teve a coragem de experimentar, depois outro e mais outro e todos adoraram surgindo assim o “risotto alla milanese”.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Músicas para cozinhar

Já notou que quando a gente começa a cozinhar dá vontade de ligar o som pra ouvir uma música inspiradora? Pois é.

Então, por entendermos um pouco sobre música e também sobre gastronomia,  resolvemos montar uma playlist que, além de te animar na hora de cozinhar, também vai te inspirar com letras que tratam justamente de comida. Abre o Youtube aí e curte o som:

Chocolate – Tim Maia



Tem como não ficar feliz ouvindo esse clássico do Tim Maia? A gente entende muito bem porque ele só quer chocolate, não é? Delícia de som e de doce!

Feijoada Completa – Chico Buarque



Chico, traz todos os amigos aqui pro Aruanã,afinal de contas, aqui tem feijoada pra todos os amigos e tem também cerveja geladíssima pro batalhão! Não dá trabalho pra mulher não.

Não é proibido – Marisa Monte



“Jujuba, bananada, pipoca. Cocada, queijadinha, sorvete. Chiclete, sundae de chocolate, uuuuh”. Diz aí se não dá vontade de voltar pros almoços na casa da avó ouvindo essa música da Marisa? Tá liberado comer doce sim!

Caviar – Zeca Pagodinho



Zeca, aqui no Aruanã não precisa ter bala na agulha pra comer caviar não, viu? Venham  provar nossos peixes incríveis!

Lollipop – MIKA




Pirulito também pode! E o Mika prova que pode criar uma música inteirinha sobre o doce! Curte aí.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Patê pra tudo!

É final de semana e você está pensando em chamar os amigos para irem até sua casa, o que servir? Uma opção simples e prática são os patês, que matam a fome e ainda ficam refinados quando acompanhados com vinho e sucos refrescantes.

Uma opção bem baratinha é o patê de sardinha. Para ele você vai precisar de uma lata de sardinha, requeijão, cenoura, cebola, sal e ervas a gosto.

O primeiro passo é ralar a cebola e a cenoura, depois misturar com os restantes dos ingredientes e servir com uma torradinha crocante!

Para os amantes de azeitona, ensinamos a fazer um patê de azeitona preta. Você vai precisar ter em casa, mais ou menos, 200 g de azeitona preta sem caroço, ricota fresca, creme de leite, dois filés de anchova escorridos, azeite e sal a gosto. 

O modo de preparo é simples. No processador, bata todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea. Transfira para uma tigela, cubra com filme plástico e leve à geladeira durante 30 minutos ou até servir.



E por último, o patê que vamos te ensinar a fazer é de queijo e brócolis. Esse é um pouquinho mais complicado, requer mais tempo para preparar, mas vale a pena!

Você vai precisar de duas xícaras de buquezinho de brócolis, três dentes de alho picados, oito colheres (sopa) de azeite, água, mais ou menos 400 g de queijo caseiro, sal e pimenta calabresa a gosto.

Em uma panela, deverá refogar os brócolis e o alho no azeite em fogo médio por um minuto. Depois, adicione a água, tampe e cozinhe por 15 minutos ou até ficarem macios. Transfira para o processador. Junte o queijo, o sal e a pimenta e pulse até obter uma pasta homogênea. Sirva com torradas de pão italiano.



Gostaram das dicas? Depois conta pra gente se deu certo! 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Salada pra refrescar e secar

A época de festas começa e a gente volta a se preocupar com a saúde. Comer mais salada, deixar de lado a fritura da ceia de natal, o refrigerante, os bons drinks e assim perder uns quilos na balança. Por isso separamos algumas receitas de saladas fáceis de preparar que são uma delícia. Vamos lá!

A primeira opção é prática, rápida e chique, vale até convidar alguns amigos para experimentar a delícia. A salada de espetinho caprese com pesto de rúcula tem 282 calorias por porção e demora 15 minutos para ficar pronta. Rápido, não?



Você vai precisar de alguns palitos, 1 xícara de chá de azeite de oliva, 2 dentes de alho picados, 2 xícaras de chá de rúcula sem as hastes, 3 colheres de sopa de parmesão ralado, 5 castanhas-do-pará picadas, sal a gosto, pimenta do reino a gosto, 16 tomates-cereja limpos, 16 mussarelas de leite de búfala e 8 folhas de manjericão.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto os tomates, mussarelas e folhas de manjericão. Depois prepare os espetinhos, intercalando o tomates cereja, a folha de manjericão e a mussarela e sirva com o pesto já pronto.

Outra opção é a salada de folhas com molho de mexerica. O contraste dos ingredientes garante um sabor único para esta salada, que também é super simples de ser preparada.

Serão necessários 4 xícaras de chá de folhas verdes de sua preferência, pode ser alface, agrião, rúcula e escarola, 3/4 de xícara de chá de água, 2 colheres de sopa de maionese, o suco de 1 mexerica, a casca de 1 mexerica, 1/2 xícara de chá de queijo fresco em cubos, 1 xícara de chá de tomate-cereja cortado ao meio e sal a gosto.

Primeiro limpe bem as folhas e as deixe secando, reservadas. Depois ponha a casca da mexerica em uma panela e junte a água, leve essa mistura ao fogo baixo e cozinhe até reduzir a água pela metade. Coe e junte ao suco da mexerica. Deixe esfriar um pouco, misture com a maionese e corrija o sal, para que fique bem temperado.



Em uma saladeira, ou qualquer outro tipo de recipiente, arrume as folhas e espalhe as metades de tomate e os cubinhos de queijo, vale adiciona palmito e suco de limão também. Regue com o molho de mexerica e sirva em seguida. Tudo isso em menos de 30 minutos, não é fácil?

A internet está cheia de receitas saudáveis para aprender em dois passos. Tem muito conteúdo legal para quem quer mudar de vez os hábitos errados e até mesmo se manter motivado a continuar na prática de exercícios físicos!

Aqui no Aruanã temos uma variedade especial de saladas, para todos os gostos. O tempero fica por sua conta! Venha experimentar nossa mesa de folhas e salada, é uma delícia. 


segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Salada para todos os gostos

Quer ter uma vida mais longa e saudável? O primeiro passo é começar pelo prato. Mais precisamente, com uma bela porção de salada. A combinação certa de verduras e legumes é essencial à nutrição e à saúde do nosso corpo.

Infelizmente, segundo um levantamento do Ministério da Saúde realizado em abril mostra que as hortaliças estão presentes no prato de apenas 30,4% dos brasileiros.

Ao montar um bom prato com legumes e hortaliças, você consome fibras, vitaminas e minerais por poucas calorias e, no final da refeição, sente que o organismo está saciado. Por isso, nada de evitar nossa mesa farta de legumes e verduras, viu?
 
Venha se deliciar!

Na hora de temperar, dê preferência ao azeite (no máximo duas colheres de sopa) e ao limão. Já que é uma fruta rica em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro.  Usar o limão como tempero pode ser uma boa pedida também para quem quer perder uns quilinhos extras. Uma pesquisa divulgada no Journal Pharm Biomed Analysis em 2010 apontou que o limão facilita o metabolismo das gorduras e diminui a síntese de colesterol e de triglicérides.


Na hora de montar o prato, a regra do "quanto mais colorido melhor" continua valendo. Dependendo de suas escolhas, ela valerá por uma refeição. E o melhor: repleta de vitaminas e elementos importantíssimos ao corpo, já que os ingredientes costumam ser crus e, quando aquecidos, invariavelmente perdem parte de suas propriedades nutricionais. 

Aqui no Aruanã você sempre vai encontrar uma variedade imensa de saladas, por isso não tem desculpa para não aproveitar!